Ponto de Atendimento ao Empreendedor orientou mais de duzentas empresas de União da Vitória, em 2017

Sebrae/PR, ACEUV, CDL e Uniguaçu, parceiros na iniciativa, projetam ampliação de atividades para o próximo ano.

 

O ano ainda não terminou, mas a programação do Ponto de Atendimento ao Empreendedor de União da Vitória já está sendo planejada para 2018. Em reunião no início deste mês, representantes da Regional Sul do Sebrae/PR, da Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (ACEUV), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu) analisaram os números de atendimentos de 2017 e começaram a planejar ações para o ano que vem.

 

De janeiro a outubro deste ano, o PA de União da Vitória atendeu 220 empresas e 170 pessoas físicas. “Tivemos ainda 72 horas de consultorias e a realização de quatro cursos presenciais, seis oficinas, quatro palestras e também a Semana Empresarial”, relata Wilson Petisco, consultor do Sebrae/PR. Ainda foram investidos no Território Iguaçu cerca de R$ 126 mil em recursos do Sebraetec (programa destinado a levar inovação para os pequenos negócios) e realizada uma turma do seminário Empretec.

 

Sem Título-7

Reunião no começo de novembro serviu para traçar metas para o PA em 2018 (crédito – Antônio Menegatti).

 

“Neste contexto propício, aconteceram ainda marcos para o desenvolvimento regional, como a adesão ao edital do programa Cidade Empreendedora em União da Vitória, São Mateus do Sul e Bituruna”, completa Petisco.

 

Mas, apesar dos bons números, os representantes dos parceiros creem que a participação do empresariado poderia ter sido maior em 2017. Para Artibano Nhoatto, presidente da CDL de União da Vitória, os objetivos foram alcançados, mas o potencial do PA é maior.

 

“Acredito que muitos empresários ainda não entenderam a verdadeira importância do Ponto de Atendimento para a região. Outros precisam entender que o PA é voltado para eles, não para os colaboradores”, analisa Artibano.

 

O presidente da CDL acrescenta que muitos lojistas que têm participado das programações estão aproveitando as oportunidades para inovar. “Muitos têm feito mudanças nas fachadas, buscado a diferenciação. Descobriram que, com o PA, não estão mais sozinhos”.

 

Daniel Henrique Breyer, presidente da ACEUV, analisa que os dois últimos anos, tomados pela recessão econômica, trouxeram problemas para os empresários.

 

“O empresariado enfrentou dificuldades no faturamento e também com a burocracia brasileira. A expectativa era que a adesão fosse maior ao que o PA oferece, mas essas questões interferiram”, pensa Daniel.

 

O presidente da ACEUV visualiza como promissor o trabalho desenvolvido no PA, especialmente com a retomada do crescimento econômico. “O ano que vem deve trazer novas perspectivas para os empreendedores e o PA pode ser importante aliado para potencializar vendas e na melhoria da gestão”.

 

Sem Título-8

PA de União da Vitória é o primeiro do Paraná a ser instalado em uma instituição de Ensino Superior (crédito – Antônio Menegatti).

 

PA Inédito

 

O Ponto de Atendimento ao Empreendedor de União da Vitória foi o primeiro do Estado a ser instalado em uma instituição de Ensino Superior, a Uniguaçu. O coordenador administrativo da universidade, Hilton Tomal, observa que sediar e ser parceiro do PA oportunizou a aproximação da Uniguaçu com a comunidade empresarial.

 

“Foi muito importante, principalmente por nos aproximar daqueles que necessitam de informações e até mesmo incentivos para gerir os seus negócios. Também foi a oportunidade para que muitos empreendedores conhecessem a estrutura da Uniguaçu”, ressalta Hilton.

 

O coordenador administrativo da Uniguaçu destaca ainda que os projetos do Sebrae/PR, ligados à CDL, ACEUV e Comitê Territorial de Líderes “passaram a ter na instituição um ponto de referência, tanto na estrutura física, como na humana, já que conta com uma equipe conectada ao empreendedorismo local e territorial”.

 

Sobre o Sebrae/PR

 

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, alto potencial, potencialização, liderança e startups.

 

Informações para a imprensa:

 

Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

Esta notícia ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

aceuv-novos-numeros-de-telefone