//

Quem Somos

»

Histórico



A Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (Aceuv) iniciou suas atividades como Associação Comercial e Industrial de Porto União e União da Vitória, em 15 de maio de 1951, através de seu fundador Francisco Fernandes Luiz, com a finalidade de defender os legítimos interesses dos associados, incentivando o espírito de solidariedade entre classes produtoras.


O Extrato para a inscrição definitiva da Associação Comercial e Industrial de Porto União da Vitória foi publicada no jornal O Estado do Paraná, edição do dia 12 de outubro de 1951.


Em 1985, por necessidade técnica, jurídica e política, a Associação Comercial e Empresarial por meio de seu presidente Hilário Magnani, organizou a Assembleia Extraordinária alterando os estatutos sociais da Entidade e mudando a denominação da entidade para Associação Comercial e Industrial de União da Vitória em virtude da criação da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU). A criação da ACIPU , contudo, nunca dividiu os empresários das cidades irmãs.


Em 1985 foi realizada a II Feira Regional da Indústria, Comércio e Serviços Públicos. (Fricesp). Em 1986 a I Feira Regional da Indústria do Vale Iguaçu (Feiruvi).


No ano de 1992 foi empossado como presidente, Jorge Ricardo Mallon que realizou importante trabalho, permanecendo até 1994 quando da realização da I ExpoUnião.


De 1996 à 1998 na gestão de José Luiz Dissenha. foram feitos os primeiros contatos com a Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Paraná (FACIAP), da autorização para emissão de Certificados de Origem na ACEUV, para atender o Comércio Exterior.


Já durante a presidência de Domingos Forte Filho de 1998 à 2000 foi implantado o departamento de Comércio Exterior, a sede da ACEUV passou para o Centro Empresarial Porto União da Vitória, onde reúne entidades ligadas ao empresariado das cidades de União da Vitória e Porto União.


De 2000 à 2006 assumiu a presidência Maria Salette de Melo. Sua missão dentro da entidade foi foram integrar a classe empresarial, promovendo ações para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico, defendendo o quadro associativo e visando o aumento de sua competitividade. Entre as ações realizadas durante a gestão, ganham destaque : assinatura do convênio com o SEBRAE/PR do Projeto Empreender e posterior implantação, execução do planejamento estratégico, realização de cursos na área de Comério Exterior, assinatura do projeto aeroporto para viabilizar rota aérea na região, convênio com Cartórios de Títulos e Protestos e duas palestras de motivação com Osmar Coutinho.


Em seguida, assumiu a presidência da Aceuv, o empresário Marco Adriani Sterle. Entre suas principais atividades se destacam; a instalação do Observatório Social, parceria de cursos com a Sociesc, maior integração dos associados e parcerias com instituições de Ensino Superior e convênios para o financiamento de projetos de emprego e renda.


Atualmente a Aceuv é presidida por Caique Agustini. Em seu mandato já foram feitas; assinatura dos convênios com a Unimed e Uniodonto, estendendo aos associados propostas mais baratas e simplificadas de convênios de saúde, realização de eventos de Comercio Exterior, realização da 10ª turma do Seminário Empretec, programa de treinamentos criado pela ONU e que reforça qualidades essenciais para o empreendedor, apoio a gratuidade do ensino na Uniuv, seja por meio da Federalização ou da Estadualização, realização da Consulta Popular sobre o aumento do numero de vereadores , que foi atendida pela Câmara Municipal , baixando de 15 para 13 o numero de legisladores em 2013, participação na Convenção anual da Faciap e realização de encontro entre empresários da industria com representantes da empresa Trade Energy, buscando soluções alternativas para reduzir o gasto com energia elétrica, construção do novo portal: Aceuv.com.br.


aceuv-novos-numeros-de-telefone